Prova Quadrupla


A Prova Quádrupla foi criada em 1932, pelo rotariano Herbert J. Taylor, que também foi Presidente do Rotary International. As quatro perguntas foram utilizadas como filosofia de trabalho pela empresa do autor, que na época enfrentava uma grave crise. Os funcionários foram incentivados a utilizar o questionário nas suas vidas profissionais e pessoais. A adopção desta postura levou a empresa a sair de uma situação de evidente falência.

A mesma Prova Quádrupla foi adoptada pelo Rotary International em 1943, é amplamente divulgada pelos Rotary Clubs no mundo e tem como objectivo desenvolver e manter altos padrões de ética nas relações humanas.

 

Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos:

É a VERDADE?
É JUSTO para todos os interessados?
Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
Será BENÉFICO para todos os interessados?

Durante muitas décadas, Rotary Clubs e rotarianos em todo o mundo têm usado a Prova Quádrupla, como instrumento para desenvolver o respeito e compreensão entre os povos. Sugere o rotariano de Chicago que a idealizou que, primeiro, se decore o texto e, depois, se adquira o hábito de confrontar pensamentos, palavras e actos com as perguntas formuladas.

E que tal praticá-la no nosso Rotaract? A experiência de muitos tem mostrado que se deve consultar sistematicamente a Prova Quádrupla para avaliar a rectidão de pensamentos, palavras e actos, logrando-se maior felicidade e êxito. É um guia para se agir direito. Quando guardado na memória e aplicado no tratamento com terceiros, contribuirá definitivamente para mais efectivas e amistosas relações.

Rotary International foi a primeira organização de clubes prestadores de serviços a ser criada. Os mais de 1,2 milhões de voluntários sócios dos Rotary Clubs dedicam parte do seu tempo e talentos em consonância com a máxima rotária de “Dar de Si Antes de Pensar em Si”.