A História da Fundação Rotária

O Rotary começou como uma ideia há mais de 100 anos. Hoje, somos uma entidade que conta com mais de 1,2 milhão de rotarianos em mais de 200 países e áreas geográficas.

A Seção de Arquivos do RI é a maior autoridade no que diz respeito à rica história do Rotary. A equipa trabalha nas instalações de Lincolnwood, nos EUA, para manter constantemente actualizada a colecção que abarca dezenas de milhares de itens provenientes de todas as partes do mundo.

Em 1917, o Presidente do RI Arch C. Klumph propôs um fundo de dotações “com o intuito de fazer o bem no mundo”. Em 1928, após o fundo ter angariado mais de US$5.000, passou a chamar-se Fundação Rotária e tornou-se uma entidade do Rotary International.


Cinco curadores, entre eles Klumph, foram indicados para administrá-la como um truste único com a intenção de levar adiante os propósitos do RI.

Dois anos mais tarde, a Fundação outorgou seu primeiro subsídio, no valor de US$500, para a International Society for Crippled Children, uma associação internacional para crianças deficientes criada pelo rotariano Edgar F. “Daddy” Allen, que mais tarde se transformou na Easter Seals.

A Grande Depressão e a II Guerra Mundial dificultaram o crescimento da Fundação, no entanto, a necessidade de promover a paz mundial gerou, no pós-guerra, enorme interesse pelo desenvolvimento da entidade. Quando o fundador do Rotary.

Paul P. Harris, faleceu em 1947, contribuições começaram a ser encaminhadas ao Rotary International e foi criado o Fundo em Homenagem Póstuma a Paul Harris para fortalecer a Fundação.

Torne-se Rotariano e ajude-nos a ajudar!

Rotary International foi a primeira organização de clubes prestadores de serviços a ser criada. Os mais de 1,2 milhões de voluntários sócios dos Rotary Clubs dedicam parte do seu tempo e talentos em consonância com a máxima rotária de “Dar de Si Antes de Pensar em Si”.