Lema do Ano


Rotary é uma organização internacional de profissionais e pessoas de negócios, líderes nas suas áreas de actuação, que prestam serviços humanitários, fomentam elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. Cerca de 1,2 milhão de rotarianos pertence a mais de 31.000 Rotary Clubs em 166 nações.

 

Rotary é um entidade humanitária apolítica e sem vínculos religiosos, fundada em 1905. O quadro social de todo Rotary Club representa corte transversal da respectiva comunidade. No mundo inteiro, os Rotary Clubs reúnem-se semanalmente, sem vínculos políticos ou religiosos, estando abertos a todas as culturas, raças e credos.

Ano rotário: ano que se inicia em 1º de julho e termina em 30 de junho do ano subseqüente. É o tempo de gestão de um Conselho de Club ou do RI.

Arquivo Nacional: é um programa da OMIR-Brasil, que visa promover a divulgação dos projectos já realizados para os Clubs de todo o Brasil.

ASR: Associação de Senhoras de Rotarianos, é o mesmo que a Casa da Amizade, onde as esposas dos rotarianos se reúnem e criam eventos beneficentes.

Caixa Distrital: todos os Clubs mandam uma contribuição por cada sócio do Club, ou por outro motivo qualquer, que é utilizada para cobrir os gastos do distrito.

Carteirinha de sócio: é a carteira de identificação de um sócio, que leva o nome do associado, o Club, a assinatura do secretário e outros campos padronizados.

Casa da Amizade: é o mesmo que a ASR - Associação de Senhoras de Rotarianos.

CLARI: é a sigla para Conferência Latino-Americana de Rotaract e Interact Clubs.

Clube de Serviço: é um Clube que tem a função de promover eventos e projectos que beneficie a sociedade, principalmente os mais carentes.

Clube padrinho: é o Clube que deu incentivo, coordenou ajudou na fundação de outro Clube.

Clube patrocinador: é o Rotary Club que patrocina a fundação de um Rotaract Club. O Rotary patrocinador está em constante préstimos de auxílio às necessidades dos Rotaract Clubs.

Comissão: é um grupo de sócios que trabalham especificamente para um objectivo dentro do Club ou do distrito.

Companheiro: é o termo utilizado para dirigir-se a algum sócio do Club. Em todos os Clubs do mundo, os sócios tratam-se como companheiros.

Companheiro Paul Harris: é uma pessoa que foi condecorada com um título Paul Harris.

CODIRC: é a sigla de Conferência Distrital de Rotaract Clubs.

CONARC: é a sigla de Conferência Nacional de Rotaract Clubs.

Conferência Distrital: reunião os sócios de todos os Clubs de alguns distritos, onde são conferidos os projectos e eventos realizados durante a gestão. Normalmente, acontece em junho ou julho. Nas conferências distritais do Rotary, normalmente o último dia é dedicado aos jovens do Interact e Rotaract, quando acontecem palestras e eventos relacionados aos jovens.

Conselho Diretor: é o grupo de dirigentes de um Club, a maioria das decisões dos mesmos é tomada pelos mesmos.

Conselho Distrital: é o grupo de dirigentes que coordena um determinado distrito. Eles são eleitos por todos os Clubs e representarão o distrito perante o RI.

Dirigentes: é o grupo de pessoas que estão em determinados cargos dentro do Club e tem a função de dirigi-lo e coordená-lo da melhor forma possível.

Distintivo: é uma peça que serve para identificar o sócio ou um cargo dentro do Club ou do distrito. Ele é usado na lapela da camisa e reforça o companheirismo dos sócios.

Distrito: área geográfica que engloba cidades e Clubs, é uma divisão utilizada para melhor ser a actuação do RI sobre os Clubs. Cada distrito conta com um governador.

Estatutos: são diretrizes prescritas pelo RI para o Programa Rotaract.

Fundação Rotária: é um fundo de doações para o Rotary, com a finalidade de espalhar o bem em todo o mundo, através da caridade, da educação e de várias outras maneiras.

Governador: é a pessoa eleita para coordenar todas as acções e todo o desenvolvimento dos Clubs de um distrito. Eles prestam contas ao RI de tudo o que ocorre no seu distrito. Uma pessoa nunca perde o título de governador, isto é, uma vez governador, ele será sempre tratado como governador.

Interact Club: é um Clube de serviços para jovens de 14 aos 18 anos que tem como o objectivo trabalhar pelo bem da comunidade e prestar serviços aos necessitados.

INTEROTA: sigla para Encontro Internacional de Rotaract Clubs.

Lema rotário: é o lema ou pensamento adoptado todo ano por um presidente de RI.

Official Directory: é um CD lançado anualmente que trazem informações sobre todos os Clubs do mundo.

Paul Harris: fundador do RI – Rotary International.

Pólio Plus: Programa da Fundação Rotária que tem como objectivo erradicar a Poliomielite do mundo. Foi implantado em 1985, com a esperança de concluir os seus trabalhos no ano de 2005.

Presidente de RI: é o cargo máximo do Rotary International que coordena todos os programas a nível mundial. Preside o Conselho mundial de RI.

Quota: é a quantia paga mensal ou bimensalmente no Club. Este dinheiro vai para o caixa do Club e serve para cobrir gastos e realizar eventos e projectos.

RDR: Representante Distrital de Rotaract, é autoridade máxima no Rotaract de um distrito. É ele quem coordena todas as acções do distrito durante o período de um ano rotário.

Recuperação: é o termo utilizado para uma pessoa compensar uma falta à reunião do Club. Essa recuperação pode ser adquirida na reunião de outro Club ou num evento relacionado ao Rotary, Rotaract ou Interact. Um sócio pode recuperar no máximo 70% da presença, pois deve ir no mínimo a 30% da reuniões do seu cube e ter frequência total de 60% no mês.

Regimento Interno: directrizes definidas pelo Rotaract Club para que se possa melhor organizar e dirigir o Club. O Regimento deve ser autorizado pelo Club Patrocinador.

REPRESE: reunião de Presidente e Secretários, que ocorre mensalmente para resolver as questões burocráticas do distrito.

Rotakids: Clube de serviços que agrupa crianças até 14 anos, no intuito de fazer o bem através de acções simples, porém significativas junto com seus Rotary Clubs patrocinadores.

Rotaract: é um clube de serviços para jovens de 18 a 30 anos que tem como objetivo trabalhar pelo bem da comunidade e prestar serviços aos necessitados.

Rotary Club: clube de serviços para pessoas acima de 30 anos ou profissionais liberais. Tem o objectivo de promover o bem para a comunidade.

Rotary International: Organização Internacional fundada em 1905 por Paul Harris. O seu objectivo é coordenador todos os Rotary Clubs do mundo.

RYLA: Rotary Youth Leadership Awards, programa de liderança para jovens, que é patrocinado por um Rotary Club.

Torne-se Rotariano e ajude-nos a ajudar!

Rotary International foi a primeira organização de clubes prestadores de serviços a ser criada. Os mais de 1,2 milhões de voluntários sócios dos Rotary Clubs dedicam parte do seu tempo e talentos em consonância com a máxima rotária de “Dar de Si Antes de Pensar em Si”.